Pesquisar neste blog

sábado, 18 de outubro de 2014

Professorando 3: relatos da vida escolar de uma professora




Escola Baptista


Continuo a descrição do Ensino Fundamental ciclo I


Na segunda série, a professora era bem organizada, sistemática e brava, ela não permitia que os alunos conversassem entre si, mesmo quando tivessem terminado as atividades. A professora da terceira série se chamava Vera Lúcia, ela era muito dedicada e carinhosa, essa professora permaneceu com a turma por dois anos, ou seja, ela também foi a professora da turma na quarta série, devido as afinidades eu e mais três amigas tínhamos seu número de telefone residencial, ela também nos disse que quando quiséssemos poderíamos visitá-la em sua casa  (nós fomos no ano seguinte e ela nos recebeu muito bem).                                                                                                       
          A professora Vera, fazia com que eu recordasse da professora Sônia, da primeira série, eu gostava muito dessa professora da terceira e da quarta série, principalmente quando ela solicitou que eu ajudasse aqueles que estavam atrasados (quando eu terminasse) eu gostava de ajudar e nunca dava as respostas aos alunos, mas ensinava-os a encontrar.
            Na quarta série, nossa turma teve que mudar de escola, pois essa escola começou a atender de quinta a oitava série. Com isso, foi formada uma turma só de alunos da Escola Estadual “Antônio de Baptista”, que foi enviada para a Escola Estadual “Maria stella de Cerqueira César”, que não era bem vista pelos nossos pais, pelo fato de atender crianças carentes já que se localizava próximo a uma favela.
            Tínhamos as piores referências daquela escola, quando chegamos os outros alunos se posicionaram contra a gente e então a nossa sala se uniu. Ficávamos o tempo todo juntos, inclusive no recreio quando nos reuníamos para lanchar e depois brincar, a brincadeira preferida era pega-pega com o pé, ou seja, ao invés de relar em qualquer parte do corpo da pessoa tinha-se que relar no pé.
            Não podíamos nem olhar muito para os alunos das outras turmas, pois tínhamos medo de que eles quisessem nos agredir. Nos jogos entre as classes, (que eram chamados de interclasse), nossa sala ganhou na queima e por isso, a outra sala quis brigar com a gente. Nesse dia, lembro-me da metade da sala chorando porque estava com medo de apanhar na saída, nos sentíamos um corpo estranho naquela escola. O único benefício que tínhamos era a professora Vera, intercedia a nosso favor.         


            Nossa surpresa aconteceu na quinta série, quando voltamos para o Baptista e as turmas estavam mescladas entre os alunos do Baptista e do Maria stella...



Amanhã continuo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário