Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

15 coisas que aprendi no deserto: parte 1


"O Senhor te guardará de todo o mal..." (Salmo 121:7)

Olá queridos, há seis meses que o Senhor tem falado profundamente ao meu coração sobre a história de moisés e da sua relação com o povo no deserto (está em Êxodo). Quando o Senhor quer falar algo nas nossas vidas ele move tudo para aquele tema, de repente as pregações dos pastores começaram a ser sobre deserto e sobre Moisés. Com as músicas não foi diferente.
Até que recebi no segundo semestre, a revista para trabalhar com as crianças da igreja e adivinhem o tema: "Um líder especial" Sabe qual é esse líder? Moisés é claro rs 
Eu já disse aqui que aos domingos de manhã quando vou falar de Deus para as às crianças, o Senhor fala antes comigo, desse modo, a cada semana que estudo a lição eu penso: "O que será que o Senhor quer falar comigo nessa semana?" E ás vezes o Senhor fala quando estou ministrando as lições.
Durante esses meses que estudei a história de Moisés foi impressionante o que aprendi. O Senhor falou muito comigo e com certeza vai falar com vocês, dividi esses aprendizados em 15 tópicos, como ficou muito grande, dividi o post sobre deserto em três partes, publicarei uma parte por dia, Estão preparados para passarem pelo mar vermelho? aí vai a primeira parte:






Tudo começa com os Israelitas eles eram um povo escravo e então o Senhor disse para Moisés libertar o povo.


1- o Senhor não nos quer escravos ele nos quer libertos




Moisés teve medo da sua missão e disse para Deus que não seria capaz e o Senhor disse para ele não temer, pois o Senhor iria ajudá-lo e o seu irmão Arão também.


2- o Senhor é nosso encorajador


Moisés foi para o Egito e junto com Arão foi falar para Faraó libertar o povo, porém Faraó não libertou. O Senhor disse que faria mal à Faraó se ele não libertasse, mas Faraó não ouviu e então o Senhor enviou dez pragas para o Egito. Faraó libertou o povo na última praga, quando o seu filho morreu.


3- não há quem impeça o agir do Senhor


O povo foi libertado e  quando estavam caminhando, Faraó se arrependeu e mandou seu exército ir atrás deles. Então o Senhor deu o direcionamento para que Moisés fosse usado para abrir o mar vermelho . O povo passou pelo mar mas o exército não conseguiu, morrendo ao mar se fechar.



4- quando há um mar na nossa frente e parece impossível passar por ele, o Senhor abre o mar 


Depois disso, o povo continuou andando no deserto em busca da terra prometida.


5- para conquistar a promessa muitas vezes será necessário passar pelo deserto


Após três dias, os israelitas encontraram água, porém era amarga e então começaram a reclamar que não havia água para beber, Moisés a pedido do Senhor jogou um galho na água e o Senhor transformou a água amarga em doce


6- o Senhor quer transformar nossos problemas, nossas causas pesadas em causas leves, porém é necessário ouvir a voz dele e perguntar "o que devo fazer Senhor?" Ele quer transformar, mas quer te usar para isso



Em seguida, os israelitas começaram a reclamar da falta de comida e lembraram o que tinham de comer no Egito e esqueceram que foram escravos. Deus disse para Moisés que iria enviar carne durante a tarde e pão durante a manhã, mesmo assim o povo continuou reclamando da falta de água. Moisés orou ao Senhor e recebeu a ordem de bater com pedra na rocha e assim começou a sair água da rocha.


7- o Senhor cuida de todas as necessidades, mesmo que para isso seja necessário tirar água de pedra



O Senhor tem guardado o povo de Israel de todo mal não é mesmo? Ainda há muito que o Senhor fez para o povo de Israel...

Continua amanhã =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário