Pesquisar neste blog

sábado, 3 de agosto de 2013

Isaque e Rebeca: uma linda história















O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho. (Gn. 24: 7) 





A história de Isaque e Rebeca é uma linda história, Isaque era filho de Abraão com Sara que foi estéril por muito tempo, ao ter Isaque colocou esse nome que significa riso. Sara morreu e Abraão pediu que seu servo mais velho encontrasse uma esposa para Isaque, e fez a seguinte recomendação:

"[...] irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque." (Gn. 24: 4)



1º  Aprendizado: não é em qualquer lugar que se busca a esposa ou esposo
somos filhos e filhas do rei dos reis, não devemos localizar nosso cônjuge em qualquer lugar, na lama só encontramos sapos, ao contrário o melhor lugar para isso, é na casa do nosso pai.
Ao dizer essas palavras, o servo  Abraão questionou dizendo que se a esposa não quisesse vir, se Isaque iria até ela, então Abraão demonstra a confiança no Senhor:


"O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho."(Gn. 24: 7)


2º Aprendizado: Abraão confiava no Senhor
Abraão confiava que o Senhor enviaria o seu anjo adiante, ou seja, antes do servo ir o anjo já iria.E então o servo de Abraão foi para a terra e ao chegar orou:


"E disse: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar  água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência [...]" (Gn. 24:12-14)


Após orar, viu Rebeca ele pediu de beber e ela deu água a ele e a seus camelos.


3º Aprendizado: Rebeca não estava desesperada procurando um marido, ela estava fazendo suas funções domésticas diárias.
O servo pergunta de quem ela é filha, ao descobrir que é parente de Abraão ele adora o Senhor. Após contar a história a família de Rebeca, eles decidem que ela escolherá se irá com ele ou não.


4º Aprendizado há renúncias na nossa vida ao decidirmos casar
Rebeca teve que renunciar tudo que tinha e ir ao encontro do cônjuge preparado pelo Senhor. Ao chegar na terra de Isaque, ele a  avistou pois estava meditando no campo, ou  seja, ele também não estava desesperado para encontrar sua esposa. O servo contou a Isaque sobre Rebeca e a bíblia nos diz que ele a amou.


5º Aprendizado: amar é uma decisão
É lindo ver o cuidado do Senhor na história de Isaque e Rebeca, uma história em que teve oração, confiança, renúncia e espera. Que possamos nos fortificar para viver a vontade e o romance que o Senhor tem escrito nas nossas vidas.















8 comentários:

  1. Excelente reflexão! Deus continue lhe abençoando abundantemente! Um grande abraço, Pr. Peter Feguetti - http://prpeterfeguetti.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/23/2014

    Deus tem planos em nossas vidas e estes nao podem ser frustrados jamais! Devemos ser pacientes e ter fé, pois tudo a seu tempo vem.

    ResponderExcluir
  3. Amém =) os planos do Senhor não se frustram ;)

    ResponderExcluir
  4. Adrielle franco8/01/2015

    Linda historia, podemos aprender muito com ela.

    ResponderExcluir
  5. Que oDeus,continue dando sabedoria e graça para o senhor, pastor!
    Muito edificante esse estudo, só reforça a tese de que continuarei a
    esperarar em Deus o meu prometido,orando e servindo da obra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Amém querida, isso mesmo, permaneça e no tempo certo vocês se encontrarão, quando escrevi esse texto não tinha nem ideia de quem seria o meu e hoje após dois anos já encontrei e já estamos nos preparativos do casamento. Que o Senhor te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir