Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Noemi, Rute e Boaz: valeu a pena

"Não me chameis Noemi, chamai-me Mara porque grande amargura me tem dado o todo poderoso." (Rute 1:20)






Hoje, li o livro de Rute e o Senhor falou tantas coisas ao meu coração, tantos temas...selecionei um para hoje rs


         Em Rute aprendemos que houve fome na terra e Elimeleque, esposo de Noemi, saiu de sua terra com seus dois filhos. O marido faleceu, os filhos casaram com Orfa e Rute, ficaram por 10 anos em outra terra e depois faleceram.
         Nesse ponto da história eu imagino o que Noemi e Rute pensaram, tente se colocar no lugar de cada uma, o que acha que elas sentiram?



1) Visão de Noemi 

          Imagino Noemi se conscientizando, perdi meu marido e agora meus dois filhos? O que será de mim, é muito dolorido sair de minha terra e perder a minha família inteira, eu vim em busca de alimento e recebi mortes. A bíblia diz que Noemi disse "[...] a mim me amarga o ter o Senhor descarrego contra mim a sua mão." (Rute 1:13).

          O que fazer em um momento assim? Noemi resolve voltar para a sua terra, pois lá há comida, imagina a vergonha que deve ter tido ao voltar ainda pobre e triste, ao perguntarem se ela era Noemi ela dizia "Não me chameis Noemi, chamai-me Mara porque grande amargura me tem dado o todo poderoso." (1:20)
      Noemi estava amargurada, triste, sentia-se afligida, provavelmente não via saídas e nem que haveria de alegrar-se novamente.


1) Visão de Rute

            Imagino Rute pensando, perdi meu amado, meu esposo. Larguei meu pai e minha mãe, meu povo. Ela deve ter se sentido sozinha, sem sua outra parte. O que fazer em um momento assim? Rute decidiu seguir Noemi e ir com ela aonde quer que ela fosse, não ser ter chorado muito antes, a bíblia relata que elas choraram alto.

                    Neste ponto, elas poderiam ter cantado:






           Será que vai valer a pena mesmo? O que você pensaria ao ver duas viúvas indo para uma terra em que antes havia fome, mas haviam ouvido que lá agora, havia comida? Mesmo tendo comida, será que haveria alimentos para elas? Onde conseguirão esses alimentos?  Coloque-se no lugar delas por um instante, pense! 
           Ao chegarem, Rute foi colher espigas, casualmente, colheu espigas na parte de Boaz que era parente de Elimeleque, assim Boaz se interessa por Rute e procura saber quem é ela  e descobre que ela foi quem ajudou Noemi e diz: 
"[...] deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e viveste para um poco que dantes não conhecia. O Senhor retribua o teu feito, e  seja cumprida a tua recompensa do Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio" (2:11-12)  
      Depois ele dirá:
"[...] toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa." (3:11)
               Nesse encontro com Boaz, a história de Rute e Noemi começam a mudar e ao contar para sua sogra que Boaz a deixou colher muitas espigas, Noemi diz:
"Bendito seja o Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos." (2:20)
          Aleluia, as palavras de Noemi já começam a mudar, ela antes que murmurava de todo o seu sofrimento, agora já esboça palavras de gratidão ao Senhor. Então, Noemi ajuda a Rute a se tornar esposa de Boaz, eles se casaram e tiveram um filho chamado Obede.
       As mulheres disseram a Noemi, "Seja o Senhor bendito que não deixou hoje te dar um neto que será teu resgatador, [...] ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos." (3:15).
      Antes sem lar e desamparadas, Rute agora está casada com Boaz que possuía muitas terras, teve um filho e Noemi sem família agora vê sua nova família, o Senhor trouxe alegria novamente a aquelas viúvas! Aleluia, grande é o Senhor, ele não as deixou, mesmo passando por aflições o Senhor segurou a mão delas.  Depois do passado, elas poderiam cantar:




Amados, no mundo tereis aflições, haverá situações em que teremos sofrimentos, perderemos determinadas coisas, mas o Senhor restaurará, vai valer a pena.






Nenhum comentário:

Postar um comentário