Pesquisar neste blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sente-se em uma prisão? O que fazer?

“[...] o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor [...]” (1 Cor 7:22)







É interessante como o Senhor fala comigo de diversas maneiras, dentre essas, a mais linda ocorre aos domingos de manhã em que ensino as crianças da igreja alguma história da bíblia, assim durante a semana, preparo o que trabalharei com as crianças e nesse tempo o Senhor fala algumas coisas ao meu coração, mas ao ensinar histórias às crianças o Senhor fala de uma maneira diferente e mais profunda. Dentre essas histórias, a que originou esse post tem a ver com José, um jovem preso por causa dos irmãos.
Há alguma situação em sua vida em que você sente-se preso? É como se seus pés estivessem amarrados e você não consegue se livrar dessa prisão? Antes de entrarmos no tema deste artigo, é importante ressaltar que o Senhor nos diz que: “[...] o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor [...]” (1 Cor 7:22), “[...] onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2 Cor 3:17), em Lucas, é relatado que Jesus leu o livro do profeta Isaías no qual estava escrito “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.”  (Lucas 4:18-19). O Senhor nos criou para sermos livres, não devemos aceitar nenhuma prisão em nossas vidas, lembrando que o que nos tira o domínio próprio nos prende.
Porém, o que fazer enquanto me sinto em uma prisão? Há vários tipos de prisão, a bíblia nos relata o que duas pessoas presas, apesar de haverem várias coisas a serem feitas, destacarei o que dois personagens da bíblia fizeram. Um deles é Paulo, ele foi preso junto com Silas por estar pregando o evangelho, mas antes de serem presos eles apanharam e então o carcereiro “[...] os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. (Atos 16:24).
Outro personagem é José, filho preferido de Jacó que por ciúmes, foi vendido pelos irmãos para o Egito e o Potifar, oficial de Faraó o comprou. Porém, a esposa do oficial quis deitar-se com José e como ele não quis ela mentiu e disse que ele havia se deitado com ela. Por isso, José foi preso.


O que será que esses três personagens presos injustamente fizeram dentro da prisão? O que você faria? Negaria a Deus? Desejaria a morte? Lamentaria? Reclamaria?
Paulo e Silas enquanto estavam presos oravam e cantavam louvores e José vendo que os outros presos (copeiro e o padeiro) estavam tristes, preocupando-se com eles perguntou o motivo da tristeza e eles disseram que era por causa de um sonho, e então José disse que as interpretações eram de Deus e que eles podiam contar a José. Então contando José interpretou os sonhos, ou seja, os três estavam presos e os três lembravam de Deus e o glorificava, dois orando e louvando e um utilizando o dom que o Senhor deu.
Como é possível louvar entre a prisão? O Senhor estava com eles e independente do local, eles continuavam firmes em sua fé, eles não olharam para as circunstâncias, mas focaram em Deus, e qual o resultado disso? Sem dúvida quando fazemos isso, o Senhor nos liberta, nos livra. A bíblia diz que enquanto Paulo e Silas oravam e cantavam louvores “[...] sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” (Atos 16: 26) e José ao fim de dois anos foi indicado para interpretar o sonho do Faraó e então ao fazê-lo e ao reconhecer a sabedoria de Deus em José, o Faraó decretou “[...] estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu [...]” (Gênesis 40: 41).  Desse modo, percebe-se que os três estavam presos, mas os três foram libertos, a partir de ações que eles fizeram e que estavam relacionadas a Deus.





Ore e peça que Deus o liberte, busque a ele e tenha ações que o agrade, sejas livre em nome de Jesus e “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” (Gálatas 5:1), desse modo, ao ser liberto não se coloque novamente ao jugo da servidão, mas permaneceis livres.










Nenhum comentário:

Postar um comentário