Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tipos de amor


Alguma vez você já se perguntou se há mais de um tipo de amor? No livro Romance à maneira de DeusEric e Leslie mencionam que  existem três tipos, abaixo há trechos desse livro que tratam desse assunto:













1)      Amor Ágape

“O amor ágape é um amor baseado no compromisso e não no sentimento; um amor que se sacrifica pelo benefício do próximo; o mesmo amor que Cristo teve por nós quando morreu na cruz em nosso lugar [...] Ele não está baseado em um sentimento, mas na decisão - um tipo de amor que decide ver sempre o melhor da outra pessoa, acima de todos os nossos desejos. É o tipo de amor que Jesus teve ao morrer na cruz por todos nós. É o tipo de amor que deveríamos ter por todo ser humano. É o tipo de amor forte e sólido. É uma ação da vontade.” (p. 95-96)

    2)      Amor Filéo
“O amor filéo é um sentimento profundo e de irmandade pelas pessoas que nos são queridas... nossos pais, ou amigos íntimos; é o tipo de amor que tem um interesse especial em ver o sucesso e o bem do outro. É um tipo de amor que se alegra com o laço de amizade entre duas pessoas. O amor filéo só pode ser alcançado depois que duas pessoas se conheçam muito bem.”(p. 96)


     2)      Amor Eros

“Amor eros. O amor eros é o amor romântico, emocional e sensual compartilhado entre um homem e uma mulher. É aquele tipo de amor que transforma até mesmo o cara mais durão e mais confiante em um bobalhão. O amor Eros é aquele sentimento de vibração que você tem quando dá a mão à pessoa que o atrai, ou o sentimento "viajante" de sonhar acordado quando pensa em alguém que não pode esperar para encontrar.” (p. 97)
  

   “O amor Eros não é a base de um relacionamento que objetiva durar a vida inteira, pois com esse objetivo, o tipo de amor é o ágape, que está baseado no compromisso e não no sentimento. Ele não aparece um dia e desaparece no outro; é uma decisão! uma ação da vontade. Os relacionamentos que forem construídos com o amor ágape subsistirão pelo resto da vida, porque é o mesmo amor que Deus tem por nós - forte, fiel e imutável. Quando Deus começa a unir o coração de alguém ao de uma outra pessoa, o amor filéo surge, sendo seguido pelo amor eros para intensificar e aprofundar o relacionamento. Mas somente o amor ágape é forte o suficiente para durar para sempre.”(p. 98)

“Você já percebeu que pode começar a demonstrar o amor ágape pelo seu futuro cônjuge neste momento? Não importa se você ainda não o conheça. Você pode começar a empilhar os blocos para a construção do seu relacionamento com ele ou ela neste momento! Você já possui uma vida amorosa! Como? Ao tomar decisões, a cada dia, para honrar o seu futuro cônjuge e fazer o que for melhor para ele ou ela. Pense sobre esse relacionamento e aprenda a investir nele hoje, para que, quando essa pessoa aparecer, você já tenha uma estrutura capaz de sustentar um casamento que possa durar toda a vida.”(p. 98)



Continua...

 Fonte:
 ERIC; LUDY, Leslie. Romance à maneira de Deus. [S.l]: Bless Gráfica e Editora, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário